Mi nombre es ‘’Latinoamerica’’ y mi Calle es 13

Por quantas vezes você já ouviu alguém cantar com o coração? Melhor, - por quantas vezes você já ouviu alguém cantar por 569 milhões de corações? O rabisco de hoje, talvez seja diferente de todos os outros. Isso, porque ele não abrange somente o Brasil, mas todos os países na busca por uma América Latina igualitária. Não entendeu? Espera um pouco, você vai entender.

Fotos: Divulgação

A luta por ‘’Puerto Rico libre’’, levou os ‘’cantantes’’ do rabisco de hoje a serem os maiores representantes de um povo que busca a igualdade e a liberdade. Residente e Visitante são mais do que simplesmente cantores, rappers, ou seja lá o que for. Aliás, eles não são. Não são intitulados, não são dependentes, não são um gênero. Eles são sim, Calle13. Como o próprio nome diz, eles são a rua. Sim, eles são a voz das ruas!

Calle13 é o tipo de obra-prima viva que te faz chorar. Te faz chorar porque você percebe que vive em um lugar que precisa ser ‘’visto e ouvido’’, que como os próprios dizem em ‘’latinoamerica’’, possui um povo sem pernas, mas, que caminha (‘’un Pueblo sin piernas, pero que camina”). E são nessas canções que podemos decifrar a musicalidade dos meninos de Porto Rico.


Para mim, particularmente, Residente e Visitante formam aquele tipo de dupla com uma genialidade impar. Meus ouvidos podem sentir em suas canções (que lhes deram um total de 24 Latin Grammy’s) um toque de Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto e Buena Vista Social Club. Dos mais pesados e políticos, aos mais leves e românticos, o som da dupla porto-riquenha tem uma magia jamais sentida.

E talvez seja por isso, que eles chegam tão fortes em todos os lugares em que passaram e passam. Foi assim no Brasil, na Argentina, no Chile, no Peru. Nesse último, eles deram a maior lição de humildade e revolução que um ‘’artista’’ pode transmitir. Cantaram gratuitamente para mais de 5 mil pessoas na Plaza San Martin depois de um show que aconteceria em um estádio, ser cancelado. Foram 5 mil pessoas convocadas por redes sociais e que ouviram René (Residente) e Eduardo (Visitante) pregar a liberdade de um povo que tanto sofre.



O que mais eu posso dizer deles? Acredito que a luta de Che Guevara, Martin Luther King, Nelson Mandela, Carlos Marighella e tantos outros, não esteja morta. E posso afirmar isso, ao ver o orgulho com que eles carregam a estrela de Porto Rico. Ao ver o orgulho com que eles lutam pelas causas do povo. Ao ver a emoção que colocam em suas letras.


Com toda certeza, René e Eduardo, literalmente, deram e estão dando ‘’La Vuelta al Mundo’’, para mostrar que ‘’onde a tirania é lei, a revolução é obrigação”. E tem mais, - ‘’La Perla’’, com certeza, teve sua luta e seu sentimentalismo representado por esses meninos. A voz de René Joglar, carrega nas entranhas uma luta que jamais será interrompida. Calle13, assim como seu último disco, é realmente um MultiViral. É um vírus do bem propagado pela música universal e que aproxima os povos. Calle13 é a luta por Porto Rico independente. Calle13 é a luta por um Brasil mais justo. Calle13 é a busca pela verdade em Ayotzinapa. Calle13 é a ‘’fotografia de um desaparecido’’, é Maradona contra a Inglaterra. Calle13 sou eu, você e todo o mundo ‘’a brindar por el aguante”!











Quer conhecer mais sobre o trabalho deles?

Acesse: 
YouTubehttps://www.youtube.com/user/Calle13VEVO
Facebook: https://www.facebook.com/calle13oficial

Saiba mais sobre o massacre dos estudantes de Ayotzinapa em: http://www.brasildefato.com.br/node/30212

Conheça a história do revolucionário porto-riquenho Filiberto Ojeda: http://es.wikipedia.org/wiki/Filiberto_Ojeda_R%C3%ADos

Conheça a história do revolucionário brasileiro Carlos Marighellahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Marighella

Show - Calle13 gratuito em Lima/ Peru: https://www.youtube.com/watch?v=QzM8iuM7eKs




"Porque cuando la tiranía es ley, la revolución es orden..."

Viva la America!



Comentários