Salve, Jorge!

''Me diga me explique é, me diga me explique direito...''

Quantos Jorge’s você conhece ou já ouviu falar? O Amado? O Aragão? O Du Peixe? O Benjor? Ou o Santo? Quantas vezes você já notou que todo Jorge carrega nas veias um tanto de som misturado com tom e que acaba resultando nas mais belas melodias que seus ouvidos puderam escutar? O rabisco de hoje retrata a trajetória de um Jorge. Talvez a voz mais marcante de todos esses xarás que você leu nas linhas acima.

O Jorge de quem falarei hoje fez e faz história. Uma história diferente da que estamos acostumados a ler nos livros escolares ou, nos romances rápidos que colocamos no bolso no dia a dia. Esse Jorge é Jorge. Mas também é João, Francisco, Raimundo, Fernando, Luiz. Na estrada há um bom tempo, esse Jorge (Jorge Antonio Andrade de Jesus Santos), filho de baianos, é ninguém menos que MC Sombra, um nome de peso do rap nacional.

Foto: Divulgação

A primeira vez que escutei um som de Sombra, minha mente percebeu o quanto de cultura e diversidade o Brasil possui. Afinal, quem no rap nacional carrega na voz tanto original ‘’made in Brazil’’? Quem interpreta como Sombra? Ou quem fala dos problemas sociais de uma forma tão peculiar como ele? Difícil encontrar alguém com essas características. O fato é que desde o início dos anos 90, ainda no grupo SNJ (Somos Nós A Justiça), já era possível notar a maestria com que Sombra carregava o verbo da cabeça para o papel e do papel para o microfone.

Os trabalhos? Eu acredito que seu trabalho é uma mistura que vai de São Paulo ao Rio, do Rio à Bahia, da Bahia às Minas Gerais e, que assim, leva o Brasil para o mundo. Quem aí nunca foi comprar um chá (em todos os sentidos literários e não da palavra) e, por algum momento se lembrou da canção “Mano Eu Vou Ali Comprar Um Chá”, que carrega nas entrelinhas bom humor e protesto?!? Quem aí nunca deu um’’Razante Louco’’, ou, quem aí nunca virou uma madrugada ao som de ‘’Nóis Capota Mais Não Breca”? Antes disso, quem nunca se levantou de um problema ouvindo o MC Sombra ainda no SNJ, embalando centenas e milhares de cabeças pensantes ao som de músicas como “Se Tú Lutas Tú Conquistas’’ ou até mesmo de ‘’Pensamentos’’? Jorge, ou Sombra, é parte da história não só do rap nacional, mas, como de toda a música brasileira. 
Foto: Divulgação

Não há dúvidas de que a experiência como ajudante de pedreiro, office boy ou garçom, ainda na adolescência, o ajudaram a entender ainda mais o Brasil e a formular obras-primas do rap. Não há dúvidas de que Sombra carrega nas suas bases e no seu flow, a ginga e a inteligência que só quem ‘’é das ruas’’ tem. E essa mistura original, que para mim chega a ser um misto de lembrança de Bezerra da Silva, Nação Zumbi e Sabotage, é o segredo sobre o que o ‘baiano’ tem!

Foto: Divulgação

Quer saber mais sobre o MC Sombra e os sobre os seus trabalhos?
Acesse: http://www.mcsombra.com.br/
Conheça também: https://www.youtube.com/watch?v=du630gZCN_Y

Comentários